Como afinar a cintura de verdade e ter 100% de sucesso nessa missão
Publicado em: 27/05/2015 às 16h09

Imagem: Google™ / iPele   Imagem ilustrativa
Como afinar a cintura rapidamente?

A alimentação é o grande segredo para afinar a cintura
De acordo com o personal trainer Gustavo Tomé, da Academia Fit Sport, acima de tudo, o que mais importa é a alimentação. “É aquele clichê: a gente é o que a gente come. Ter uma alimentação saudável é 60% de uma cintura fininha, mais do que qualquer exercício, por mais frustrante que isso seja. A alimentação saudável deixa o percentual de gordura do corpo baixo, e isso é super importante para todas as áreas do abdômen”, diz. Manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes variados e de preferência, naturais, é, portanto, o caminho mais curto para a boa forma, e existem alguns alimentos que ajudam a afinar a cintura que podem te ajudar no objetivo.

Exercícios para afinar a cintura

Aposta das musas fitness: aumentar o quadril e fortalecer os membros superiores
Tomé explica que não existe um exercício para afinar a cintura, especificamente. “A melhor forma de fazer isso é aumentar a circunferência do quadril, com treinos que priorizem a hipertrofia dessa área. Isso dá a ilusão de uma cintura menor”, explica.   Tomé diz que fortalecer os membros superiores, juntamente com os inferiores, é outra maneira de melhorar a postura e de favorecer a construção muscular do corpo em forma de “X”, que também pode fazer com que a cintura pareça mais fina. “20% de uma cintura fina, em uma média bem geral, se deve a um treino bem executado. E isso inclui fazer o descanso que seu profissional de educação física recomendar, além de dormir bem. Isso soma mais uns 20%”, acredita o personal.
 
Claro que fortalecer o abdômen é também importante para deixar a cintura mais fina. “O fortalecimento abdominal e da região da lombar, para que você tenha um tronco bem preparado como um todo e consiga executar os exercícios, também vai ajudar”. Tomé admite, no entanto, que não é tão fácil malhar a região lateral do abdômen. “É uma região mais complicada mesmo, mas existem alguns exercícios que podem ajudar a desenhá-la”. Os movimentos que podem ajudar são aqueles que envolvem a rotação lateral de tronco: aqueles abdominais feitos “de lado”, pegando a parte lateral da barriga. “Porém, é muito específico. O importante mesmo é deixar o abdômen fortalecido como um todo. Para ter cintura fina, não vai adiantar fazer só os de rotação lateral do tronco se o resto não estiver malhado também”.

Os abdominais com rotação lateral são importantes, mas é necessário fortalecer toda a região da barriga
Tomé diz que não é só a musculação que pode te ajudar a ter uma cintura mais fina. Exercícios funcionais ou aulas da academia, como spinning e jump, por exemplo, também auxiliam a diminuir a circunferência do local.

Aeróbico ajuda a perder barriga?

Atividades como o HIIT podem ajudar na redução de medidas da cintura
Tomé explica que um dos melhores exercícios para queimar gordura é o treino intervalado de alta intensidade, ou HIIT. Basicamente, o aluno tem que fazer tiros de altíssima intensidade e curta duração – na esteira, por exemplo, correr por 20 segundos o mais rápido que se conseguir – intercalados por períodos de descanso ou repouso total, durante 40 segundos. Esse tipo de treino ajuda a queimar a gordura até depois de seu término. Como o corpo manda embora as gorduras como um todo, você acaba perdendo medidas também na barriga e deixando a cintura mais fininha.

Como afinar a cintura com cinta

De acordo com Tomé, a prática de exercícios com cinta para afinar a cintura não é eficaz e nem traz resultados. “Não adianta absolutamente nada”, garante, reforçando que a dieta é o mais importante, seguida da prática de exercícios físicos que fortaleçam tronco e membros inferiores. Outra prática da moda é a de enrolar filme de PVC no abdômen para afinar a cintura, que também não dá o resultado desejado e pode ser perigoso.
Fonte: Por Marina Garcia
Referência: http://www.bolsademulher.com/corpo/como-afinar-a-cintura-de-verdade-e-ter-100-de-sucesso-nessa-missao
Para comentar você precisa ter cadastro no site ou entrar.