Meu cabelo embaraça muito; o que fazer?
Publicado em: 27/05/2015 às 15h58

Imagem: Google™ / iPele   Imagem ilustrativa
Reparou que toda vez que você precisa escovar ou passa a mão pelo cabelo se depara com um ou vários nós? A situação é comum e independe do comprimento, mas está bastante relacionada à saúde dele. Quando os fios estão ressecados, as escamas ficam abertas, o que faz com que elas acabem se entrelaçando e acabem embaraçando. Portanto, qualquer processo que interfira na hidratação dos fios, como químicas, banho de mar ou piscina e até mesmo o clima pode fazer com que eles fiquem com mais nós.

Como evitar que o cabelo dê nó

Para evitar o problema, é importante não descuidar da hidratação do cabelo, que vai ajudar a recuperar e selar as cutículas dos fios, deixando-os mais regulares. Cremes de tratamento com óleos naturais, como argan, são bons aliados nessa tarefa porque ajudam a lubrificar os fios. Os finalizadores e óleos reparadores para as pontas, que costumam ser mais ressecadas, também ajudam a evitar que o cabelo embarace.

Além disso, procure pentear o cabelo antes de dormir e prendê-los em uma trança bem frouxa. Isso vai evitar que eles embaracem demais durante a noite. Vale lembrar que escovar excessivamente os fios também é perigoso porque pode facilitar a queda e enfraquecimento das madeixas.

Outro truque para ajudar na tarefa, é trocar as fronhas de algodão pelas de cetim, que tem menos atrito com o cabelo e não absorve tanto a oleosidade e umidade dos fios, evitando o ressecamento.

Ao desembaraçar, penteie das pontas para cima

Com pentear cabelo embaraçado

-É importante executar a tarefa com calma e delicadeza para não arrebentar os fios. O primeiro passo é estar com o cabelo o mais seco possível – após a lavagem ele fica mais frágil e quebra com mais facilidade.

-Para desembaraçar prefira utilizar um pente de dentes grossos e largos, que deslizam mais facilmente pelos fios.

-Ao pentear, comece pelas pontas e vá subindo para retirar os nós gradativamente pelo comprimento dos fios.

-Se o nó estiver apenas em uma mecha, aplique um pouco de creme leave-in nela antes de pentear.
Fonte: Em 19/05/2015
Referência: http://www.bolsademulher.com/beleza/meu-cabelo-embaraca-muito-o-que-fazer
REVISTA CIENTÍFICA
Queda de cabelos e possibilidade de transplantes
FEED DE NOTÍCIAS
7 Dicas para o Crescimento Saudável dos Cabelos
FEED DE NOTÍCIAS
Anvisa suspende a venda de condicionador para cabelos
Para comentar você precisa ter cadastro no site ou entrar.